30.11.05

MEMÓRIAS DE MATEUS



São mesmo memórias que vos trago, pois este concerto, em Mateus, já aconteceu no passado dia 1 de Outubro! Mas, esta semana, recebi um CD recheado de fotos que decidi partilhar aqui, juntamente com uma ou duas referências especialíssimas desta noite:
- Foi o primeiro concerto com os meus 4 Mosqueteiros, com o meu querido Ramon recém-chegado da sua Argentina a completar maravilhosamente o trio de residentes: Paulo Parreira, Luís Pontes e Ricardo Cruz. Não imaginam a felicidade que existe em finalmente ouvir o som que tanto tenho procurado! Porque aceito o que a vida me dá, pouco importa se apenas posso ouvir os quatro pontualmente (o nosso Ramon partilha-se entre Portugal e o seu país…) … Estes momentos preenchem-me a alma para muito tempo!
- A Casa de Mateus revelou-se no acolhimento e no calor do público que inesperadamente (para mim, pelo menos…) compareceu, generoso, na presença e no calor com que reagiu ao concerto! Cantaram, bateram palmas, emocionaram-se e ajudaram a criar o laço, que, como se vê pelas fotos, quase nos “arrebatou” pela sala fora!
- Finalmente, a Casa de Mateus revelou-se também no esplendor da sua beleza! Visitem-na, por favor; e não deixem de visitar também a Casa da Levada, um turismo rural, bem pertinho, delicioso, intimo, familiar e que adorei conhecer.

Uma palavra de agradecimento aos queridos anfitriões desta casa. De uma forma personalizada e bem especial, insistem em manter este Festival tão particular, para bem da boa música e do excelente convívio que sabem, com muita simplicidade e elegância, criar. Mais uma excelente memória para o meu diário!





29.11.05

O novo site



A hora é tardia, mas não resistimos a vir aqui deixar a informação, agora que finalmente se confirma: já está online o novo site de Mafalda Arnauth, na versão portuguesa. A inglesa fica pronta dentro de poucos dias. Foram dois meses de trabalho intenso, a rearrumar a casa e a criar um ambiente totalmente novo. Esperamos que gostem! Inscrevam-se desde já, se assim o entenderem, na mailing list do site. E não deixem de transmitir, aqui e lá (na sala de visitas), as vossas opiniões.

28.11.05

MASSAGENS, P'RA QUE VOS QUERO!



Hoje faço-vos apenas uma recomendação, de algo que tenho falado pontualmente mas que quero, hoje, enaltecer como uma ajuda preciosa, para qualquer pessoa que padeça dos “males” que passo a enumerar:

- Stress;
- Cansaço;
- Desgaste;
- Vida agitada;
- Vida exigente;
- Elevadas responsabilidades;
- Stress;
- Stress;
- Stress;
- E outras diversas formas de stress…

…em algum momento, quando puderem, permitam-se experimentar uma dádiva dos Deuses, chamada MASSAGEM! Existe em vários formatos, como os vários “padecimentos” de que podemos ser alvo. Mas, depois de um pequeno “esforço” em busca do que melhor nos serve, percebemos que existem mesmo, afinal, ajudas para lidarmos com esta coisa traiçoeira que é o dia-a-dia, recheado de imprevistos, mudanças e muitos pontos de interrogação. E nem o dinheiro é desculpa, porque uma boa massagem a preço conveniente encontra-se sempre, desde que se tenha a vontade de procurar.

Acreditem que o simples facto de nos permitirmos este mimo, faz com que a nuvem que por vezes teima em acompanhar-nos, em fases mais difíceis, seja perfeitamente aceitável; e principalmente muito menos negra do que um corpo e uma mente cansados nos podem levar a sentir.

Falta de tempo para isto?! Então uma ultima recomendação: quando queremos estar bem, somos nós que fazemos o nosso tempo! Se desistirmos desta procura, até o tempo serve de desculpa, para o que não procuramos verdadeiramente…

Boa massagem para todos!

27.11.05

GENT - O FIO DA NAVALHA



Imaginem que acabaram de experimentar um daqueles momentos únicos, exigentes, que nos revolvem por dentro e que ainda não tivemos tempo de digerir. Imaginem também que - quase no mesmo instante - vos é pedido que voltem a viver algo parecido, talvez de menor exposição, mas sempre de igual responsabilidade, para quem é consciente naquilo que faz. Trago-vos só uma pequena imagem do que os meus “bravos” e eu vivemos, logo a seguir ao CCB!

Imediatamente após o concerto, ainda houve tempo para ir comemorar dois aniversários de duas pessoas que generosamente nos ofereceram o seu esforço e trabalho, nesse dia. Poucas horas depois, bem cedinho, já estávamos a trocar beijinhos e cumprimentos no aeroporto da Portela, prontos a embarcar para Gent, onde iríamos actuar ainda nessa noite.

É nestas alturas que nos damos conta do mistério da cumplicidade, da amizade, da inter ajuda que tem de existir entre todos nós, que partilhamos esta “estranha forma de vida”. Na verdade, ao menor passo em falta, sem uma “mãozinha” segura e diligente, sem aquele esforço de equipa inegável, tanto ao público como a nós próprios, corremos o risco de não cumprir a nossa função principal: fazer a melhor música que o nosso coração permitir, independentemente das forças.

Quase sempre depois, quando nos sentamos para jantar, com a sensação de cumplicidade e partilha que se vai criando entre nós nestes momentos tão particulares, parece-me sentir algo próximo daquelas imagens dos livros dos guerreiros em cruzadas, que depois de longas batalhas se sentam para confraternizar, rir, brincar e descontrair, num misto de infantilidade, gargalhadas e intimidade que nos torna tão próximos.

Sabemos que o público ficou feliz. Mas se eles soubessem como nós ficamos mais ricos, depois destas aventuras em que somos levados ao limite e das quais sobrevivemos em graça, acredito que ficariam ainda mais sensibilizados com a importância que têm nas nossas vidas. As suas palmas e as vossas, que provavelmente já nos ouviram numa ou noutra situação parecida, são o bálsamo para o cansaço, são os carinhos das famílias que não nos podem ter a todo o momento, são o aconchego das nossas casas onde passamos muito menos tempo do que gostaríamos.

No fundo, durante aquela hora meia em que nos escutam, vocês, o público, são a nossa família mais querida, que guardamos na memória e levamos na bagagem para nos dar forças na cruzada que escolhemos. E por mais dura que ela seja, vale SEMPRE a pena…

26.11.05

Mafalda Arnauth em Itália



Depois de Espanha, o mini-trajecto europeu de Mafalda Arnauth leva-a hoje à noite à VI edição do "Incontri Internazionali della Musica", no Teatro Augusteo da magnífica cidade italiana de Salerno, com o Mediterrâneo e o Vesúvio ali à espreita.
Terra de antigas tradições musicais, mas capaz de movimentos inovadores de "inovação" e "contaminação", Salerno faz gala em promover, todos os anos, o seu festival internacional de música, este ano dedicado a Portugal.
Mafalda Arnauth, enquanto representante mundial do Fado, não podia faltar na abertura. Também em Itália, país onde regressa recorrentemente, a fadista é, há muitos anos, reconhecida e aclamada pelo público e pela crítica como nome máximo do género.
E fica muito bem acompanhada, em cartaz. Amanhã, é a vez de Maria João e Mário Laginha subirem ao palco. Esta noite, no entanto, fica por conta dos encantamentos de "Diário".


25.11.05

Mafalda Arnauth em Sevilha


A noite de ontem foi de encantamentos em Sevilha, no pátio central da Fundación Tres Culturas, com um concerto de casa cheia para Mafalda Arnauth. O espectáculo da fadista, essencialmente em torno dos novos temas de "Diário", inseriu-se no prestigiado ciclo de multiculturalismo e mestiçagens culturais daquela instituição, "Entre Oriente y Occidente".
Promover o diálogo, a paz e a tolerância entre povos e culturas do Mediterrâneo é o princípio base da Fundación Tres Culturas. Um conjunto de valores obviamente subscrito por Mafalda Arnauth; e expresso na sua participação em mais um evento de prestígio e longo alcance, em terras de nuestros hermanos.

24.11.05

Interrogatórios suaves



O Fadiário passa, a partir de hoje, a contar com "sondagens" periódicas. Na primeira delas, disponível no fim da barra lateral direita do blogue, perguntamos qual a vossa faixa preferida, no álbum "Diário". Todos os temas do disco estão referidos: basta clicarem na caixa de scroll down, escolher o vosso preferido e votar. O sistema só permite fazê-lo uma vez. Dentro de um mês, divulgaremos os resultados da consulta. Participem!

23.11.05

DIÁRIO - O CONCERTO DAS EMOÇÕES



Apesar dos dias que têm passado, parece-me que foi ainda ontem que vivi toda a emoção de estar no CCB. Por vezes, ainda sinto aquele gostinho de antecipação que me acompanhou, durante quase um mês. Um misto de nervosismo, ansiedade, vontade e a sensação de ir viver qualquer coisa inédita na minha vida e a partir da qual nada seria igual…

Antes de mais qualquer referência, a palavra que se impõe é de gratidão! Para com todas as pessoas que tiveram vontade de viver aquele momento, amigos, familiares, fãs, curiosos, conhecidos, colaboradores, imprensa e patrocinadores que ajudaram a criar um universo de uma diversidade e riqueza que muito me emociona.

Cada vez mais, desconheço o padrão do publico que me quer conhecer e/ou gosta de mim, pois encontro desde crianças a pessoas de muita idade, a famílias inteiras, a adolescentes com estilos aparentemente bem diferentes do fado; e percebo que no final, de alguma forma, todos comungam de uma emoção que nos é derradeiramente comum.

E é essa emoção que ainda agora me acompanha… Sem fazer esquecer os erros, as fragilidades: claro que existiram. Enquanto eu for humana, lamento dizer que a fórmula da perfeição insiste em mostrar-me que esta existe muito mais para que a possamos perseguir do que para julgarmos que a atingimos. Certo é que como em nenhum concerto antes deste, a fronteira entre o canto, a comoção, a comunicação, a entrega, foi muito, muito próxima. Tocaram-se por diversas vezes e no final, a sensação de partilha entre mim e todos os que estavam naquela sala colou-se-me à pele - e acredito que irá acompanhar-me por muito tempo…

Uma palavra especial para todas as equipas que me ajudaram a construir este concerto: músicos, produção, técnica, de imprensa, editora. Mais que a excelente capacidade que demonstraram neste processo todo, é o entendimento que fazem da minha forma de trabalhar, que os distingue no meu coração. Mais importante que o fim em si, é a dignidade, empenho, dedicação e o Amor com que se faz tudo o que realmente conta.

No final, dos muitos abraços que recebi, das opiniões tão diversas e sempre ricas, das lágrimas sentidas de muita gente, o facto de ninguém ter cruzado aquela noite impunemente deixou-me feliz. E realizada, com aquela sensação de que o caminho continua, longo, árduo, com muito a crescer e aprender, mas com mais um pedaço de vida que ganhei naquela noite e que já ninguém me pode tirar…

Bem hajam, por tudo o que me deram!

22.11.05

MEA CULPA



Impossível "fugir", por mais tempo, à questão óbvia colocada por alguns dos mais fiéis visitantes do Fadiário: onde anda a artista, que não nos escreve, não nos liga, não nos dá de si?... Até porque os dedos fervem-me de impaciência para conseguir colmatar esta lacuna de eterna falta de tempo!

Começo talvez por apresentar como álibi algo que certamente vos deixará felizes, pois nem todos os artistas em Portugal se podem “queixar” da mesma azáfama que eu, em constantes viagens, bagagens, entrevistas, produções, ensaios, concertos, preparações, telefonemas, contactos. Abençoado Fado, abençoada fase que atravessamos e longe de mim algum vez ter outra atitude que não seja a de agradecer esta vida intensa que muito me rouba, mas tanto me dá!

Claro que é todo este percurso que vocês têm curiosidade em conhecer e aqui sim, mea culpa: se fui eu que despertei o bichinho, sou eu tenho de o alimentar… e hei-de consegui-lo, pois o retorno que tenho tido deste blogue justifica o meu máximo empenho.

Apenas uma pequena ressalva, com a franqueza e honestidade que eu gosto de ter e vocês merecem: não vou conseguir escrever todos os dias, como também não consigo ler todos os dias, nem falar com quem gostaria todos os dias, nem cantar todos os dias! Prefiro que cada vez que aqui venho seja a intenção e a força de algum conteúdo a mover-me, muito mais do que a simples obrigação de cumprir um objectivo.

Só assim vos posso garantir que tudo o que aqui encontrarem me vem, realmente, do fundo da alma, onde todas as minhas linhas se cruzam e dão origem a qualquer coisa que valha a pena…

21.11.05

Passatempo "Diário - o Disco"



O Fadiário tem para oferecer três exemplares autografados de um CD-Single especial "Diário" que inclui os temas "Para Maria", "Audácia" e "Milonga do Chiado". Aos singles, junta-se o aliciante de uma faixa extra de 27 minutos, com uma entrevista exclusiva a Mafalda Arnauth, a propósito do lançamento do seu novo disco. A edição CD agora disponível neste passatempo não se encontra à venda.
Para ganhar um destes CD-Singles, precisam apenas de enviar, para o endereço de email do Fadiário, uma pergunta original que gostassem de ver respondida pela fadista.
As perguntas deverão ser-nos enviadas até ao próximo dia 30 do corrente Novembro, acompanhadas de nome, morada, contacto telefónico e nº de bilhete de identidade.
As três perguntas mais originais/criativas serão anunciadas a 1 de Dezembro, recebendo o seu prémio na volta do correio.
Posteriormente, as respostas de Mafalda Arnauth às perguntas vencedoras serão publicadas aqui no Fadiário.

17.11.05

Um vestido a leilão


Sempre atenta às causas solidárias, Mafalda Arnauth vai dar o seu contributo ao Leilão Raríssimas, uma iniciativa da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, a ter lugar na próxima 3ª feira, dia 22 de Novembro, pelas 18h30, no Salão Nobre do Palácio da Independência (em Lisboa, ao Rossio).
De entre as 20 peças disponíveis, contar-se-á assim um vestido de palco da fadista, modelo de alta costura criado por Paulo Matos, com uma base de licitação de 1.000,00 euros.
A receita do leilão, apresentado por Júlio Isidro, reverterá a favor das acções de apoio médico e social da Raríssimas, bem assim como para a construção da sua sede/centro de acolhimento, a “Casa dos Marcos”.
As inscrições para a iniciativa podem ser feitas através do tel. 213 869 405 e do email da BMA. No decorrer do leilão, estarão também disponíveis quatro linhas telefónicas para receber licitações.
Para saber mais sobre a Raríssimas, clique aqui.

15.11.05

O signo de 5



O Fadiário assinala hoje cinco meses de existência, curiosamente sob o signo do 5. Passámos, esta semana, a fasquia das 5.000 visitas, estabelecendo-se a média diária agora em 35, facto a que não é alheio o aumento de "espreitadelas" desde o lançamento de "Diário".
Agradecemos, a todos, os comentários e emails que continuam a enviar-nos, bem assim como os links para o Fadiário que têm ajudado a colocar, noutros sites e blogues. Todas as vossas mensagens são levadas ao conhecimento de Mafalda Arnauth e ela está bem ciente da crítica construtiva mais recorrente que nos fazem: o desejo de verem mais posts da própria Mafalda no seu Fadiário.
Agora que estão passados o lançamento de "Diário" e a natural azáfama do concerto no CCB, ela está com mais algum tempo "livre" e será, por isso, presença mais assídua nestas paragens.

13.11.05

O novo site



Ficámos a saber uma coisa: refazer é, às vezes, bem mais complicado que fazer. Mas a aventura do novo site de Mafalda Arnauth está, finalmente, prestes a concluir-se - e aqui fica uma antevisão da nova página de abertura. Os conteúdos-base estarão devidamente actualizados e serão acompanhados por muita coisa nova, desde uma jukebox até à sala de visitas, passando por uma secção de downloads e outra de letras das canções. O site terá duas versões, em português e inglês, respondendo assim também, finalmente, às solicitações crescentes dos fãs "lá de fora".

11.11.05

1001 Escolhas



O programa de Madalena Balça na RDP-Antena 1 vai, em boa hora, "dar o salto" para a televisão. E Mafalda Arnauth foi uma convidada da primeira hora. As equipas de filmagem do programa têm seguido alguns passos da fadista, amigos, família e colegas; e a entrevista-questionário à própria acontece hoje. De acordo com a filosofia e figurino do programa, Mafalda Arnauth falará das suas preferências: livros, filmes, peças de teatro, artistas, pessoas, locais, comida, bebida, viagens, refúgios e - claro - música. Uma oportunidade perfeita para ficar a conhecer uma série de curiosidades que fazem o dia-a-dia, as referências e as influências de Mafalda. Oportunamente e com antecedência, informaremos aqui o dia, hora e canal da emissão.

10.11.05

Mafalda Arnauth na Lux Woman



Mafalda Arnauth é capa da edição de Dezembro da revista Lux Woman. Conduzida pela jornalista Marta Braga e fotografada por João Cabral, a conversa teve como cenário o Hotel Pestana Palace e ganhou o sugestivo título de "Diário de uma cantadeira". Não deixem de conferir, já está nas bancas!

9.11.05

Depoimento de Tozé Brito

O Presidente da Universal Music, principal responsável pela recém-criada ligação de Mafalda Arnauth com esta editora discográfica, não quis deixar de contar-nos o porquê desta aposta. Aqui fica o seu depoimento:

"Quando a vida nos surpreende e a surpresa nos faz mais felizes, registamos no nosso diário que esse foi um dia bom. Foi muito bom o dia em que a Mafalda Arnauth se juntou a nós, na Universal, trazendo consigo o seu "Diário", a sua voz, o talento e a seriedade que põe em tudo o que faz.
O seu novo disco apaixona-nos à primeira audição. A procura constante de novos caminhos para nos transmitir sensações e afectos é inteiramente assumida como o "Diário" de bordo dessa nossa viagem - e viajar com a voz da Mafalda é um prazer indizível.
Quando ouvirem o seu novo trabalho, irão entender porquê: porque nos orgulhamos tanto de contar com ela entre os artistas que editamos, porque é hoje um dia feliz.
Quando alguém nos surpreende assim,é a vida que nos surpreende e nos faz mais felizes.
Obrigado, Mafalda.

T.B."

4.11.05

Uma vida em imagens



Um dos pontos altos do concerto de Mafalda Arnauth esta noite, no Grande Auditório do CCB, passará certamente pelo vídeo preparado para sublinhar um dos temas em programa. Levantamos um pouco do véu, mas apenas para dizer que se trata de uma comovente montagem de fotos e filmes que marcaram o percurso de vida da fadista. Imagens que o público presente no concerto irá agora, por uma vez, poder partilhar...

3.11.05

Por dentro de "Diário"

Pelo seu cariz íntimo e pessoal, uma das componentes físicas que mais se destaca em "Diário" passa pelas imagens de objectos e recordações de Mafalda Arnauth. Pequenos detalhes, para conhecer melhor a fadista e o seu percurso. As fotos são de Pedro Cláudio e reproduzimos aqui quatro delas.