31.1.06

Holandices




O nosso amigo António Machado fez-nos chegar uma tradução do texto de apresentação do espectáculo de Mafalda Arnauth no passado dia 24, em Emmen, no Theater de Museval. E nós acompanhamos o texto com fotografias acabadas de chegar da Holanda.

"Quem conhece os albums de Mafalda Arnauth, como o que estreou em 2004, "Encantamento", não ouve, como é costume, blues portugueses melancólicos e passadistas, mas canções frescas e alegres.
O fado de Mafalda tem um tom leve e agradável, e com isso está a diferenciar-se dos fados de Cristina Branco, Dulce Pontes ou Misia.
Porque a biblioteca de fado não conhece muitos tons e textos alegres, Mafalda Arnauth escreve os seus próprios temas, com inspirações feitas da sua vivência diária,em geral; e pela paixão e pelo amor, em particular.
Mafalda interpreta a musica sensível da sua pátria, com tanta paixão e com uma voz tão maravilhosa que a imprensa e o público de Portugal já a abraçaram definitivamente."



28.1.06

A MAGIA DAS DESCOBERTAS



Já muitos dias, concertos e emoções se passaram desde que aqui vim… Penso até que me tenho perdido no passar dos dias, de tão intensos que são, tão corridos que tomam conta do tempo e do espaço. Entre viagens intermináveis, ensaios de som, concertos, autógrafos, tentativas infinitas de descobrir um meio para me comunicar, vou “escrevendo” na minha cabeça o que gostaria de vos dizer, para, na primeira oportunidade, levar até vocês estas histórias de tantas descobertas…

Primeira descoberta: o exercício mágico de equilíbrio entre o que TEM de ser feito e a nossa inevitável condição humana, frágil e sujeita ao que nos rodeia! Quase todos nós já estivemos pontualmente mais fragilizados, uns com umas constipações, outro com problemazitos de estômago, outros com outras pequenas maleitas que não são relevantes para aqui… A magia acontece quando, apesar de tudo isto, no momento de pisar o palco, cada um reúne as suas forças para o que de Maior tem de acontecer, não havendo espaço para menos do que o nosso melhor!

Segunda descoberta: sempre sem saber exactamente porquê, a inexplicável paixão do povo Holandês pela nossa cultura e pelo nosso país mantém-se acesa e com uma necessidade de expressão incrível! Acabo sempre por “contar” um bocadinho da história de cada Fado que canto e é fascinante vê-los presos, do primeiro ao último instante, ao enredo que vai sendo desenrolado no palco.

O Diário - que eu tanto acredito ser próximo de todos - vai-se escrevendo, nas palmas, nas reacções incontidas, na resposta pronta a cantarem comigo e na enorme necessidade que têm de estar comigo, no final… Existe uma troca humana preciosa, em cada concerto, em cada lugar diferente, que me deixa imensamente feliz pela vida que escolhi!

Terceira descoberta: pelo menos neste país, descubro cada vez mais as minhas capacidades de comunicação! Com o passar dos dias, a inspiração para ir falando ao longo do concerto aumenta, uns dias melhores que outros, recheada de boa disposição e de algumas piadas que têm feito as delicias de todos… Pode parecer estranho, tratando-se de um concerto de fado mas, com a colaboração dos meus Mosqueteiros, as mais insignificantes peripécias são alvo de boas gargalhadas que, em vez de tirarem seriedade ao concerto, simplesmente ajudam a quebrar algum “gelo” inicial e nos aproximam definitivamente mais. No final, é em perfeita alegria que vejo o público reagir à “Audácia”, tornando real a minha vontade de que “já lá vai o fado escuro”…

Ultima descoberta: tenho sido recorrente, no que diz respeito a quem me acompanha, em enaltecer a importante Gigante que têm em tudo o que se passa na minha carreira. Mais do que nunca, uma “aventura” como esta só é possível, para alguém como eu, quando a vivemos com gente muito, muito especial! Paulo Parreira (guitarra Portuguesa), Ramon Maschio(guitarra clássica), Ricardo Cruz (baixo acústico), Ricardo Pinto (direcção técnica e Road Manager), Maria João Castanheira (técnico de som), só vos posso agradecer a disponibilidade e generosidade com que aceitaram fazer, destes dias, algo mais que cumprir calendário… Tem sido a partilha das nossas saudades, das nossas fraquezas, das brincadeiras e do universo de cada um que têm enriquecido esta experiência! Muito em breve, completa-se esta família com mais um mosqueteiro indispensável e que tanta falta nos tem feito, Luís Pontes (guitarra clássica), para dois concertos em Fevereiro. E vamos ainda receber mais algumas visitas que de certeza nos ajudarão a manter o cordão umbilical com o nosso país, de quem já temos tremendas saudades…

Parece-me que temos todos os motivos para nos sentirmos extremamente ricos! Emoção, musica, partilha, carinho, tudo aquilo que hoje vos envio para que continuem a saber que, em todos os momentos, estão no nosso coração…

27.1.06

Especial Mafalda Arnauth na RTP e n'A Dois



O especial "Diário" de Mafalda Arnauth, gravado ao vivo na Sala da Música do Palácio da Lusitânia Seguros, vai ser retransmitido, em boa hora, pelos dois canais da televisão pública. Poderemos (re)ver o programa n' A Dois, este Sábado, dia 28 - ou, melhor dizendo, já a entrar no Domingo, uma vez que o programa será exibido à uma da manhã.
Uma semana depois, dia 4 de Fevereiro, em horário que indicaremos assim que disponível, é a vez da RTP 1 cumprir mais um momento de serviço público, em prol da divulgação do melhor Fado.
Não percam, espreitem e divulguem!

19.1.06

COMEÇOU A VIAGEM...



Meus queridos, daqui a poucas horas começa o nosso segundo concerto desta longa viagem que há bem pouco começou.
O primeiro concerto foi provavelmente um vislumbre do que vamos viver, com o entusiasmo de regressar a salas onde o carinho e a atenção são constantes. Este público, que não nos entende, acolhe-nos com uma vontade que eu adoraria poder-vos transmitir, muito mais que explicar…
Como também gostaria de explicar a saudade que já nos atravessa, pois por mais que nos façam sentir em casa, é no nosso País que está a raiz de tudo o que trazemos.
Hoje, gostava apenas de vos lançar este desafio: “estejam” connosco, como quiserem, como puderem, no pensamento, no coração, nas mensagens que eu adorarei transmitir a toda a equipa de bravos que me acompanham! O vosso calor vai ser vital para vivermos em pleno toda esta campanha. Sabermos que, mesmo longe, vocês estão connosco, vai-nos dar a força para estarmos ao nosso melhor, para darmos um pouquinho de cada um de vocês em cada nota, em cada palavra…
Trago-vos a todos na voz, no coração… esta viagem, tal como o diário, tal como grande parte dos meus dias, também é feita por vocês!
Por favor, não deixem de vir connosco!
Até breve…

17.1.06

A primeira tournée europeia de 2006



Acompanhando o lançamento europeu de “Diário”, com o selo da holandesa Coast Company, Mafalda Arnauth está a partir de hoje em digressão de um mês pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo*.
A tournée com que Mafalda Arnauth arranca 2006 estende-se de 17 de Janeiro até 14 de Fevereiro e destina-se a promover o lançamento da edição europeia do álbum “Diário”, nos escaparates do velho continente a partir do final deste mês. A edição contará com uma versão holandesa de conteúdos, a juntar ao inglês e ao francês.
O prato forte da primeira fase da nova digressão europeia da fadista passa pela Holanda (com 15 concertos em agenda) e leva também Mafalda Arnauth à Bélgica e ao Luxemburgo.
Seguir-se-ão Espanha e França, com um “intervalo” nacional previsto para Março. No dia 11 desse mês, Mafalda Arnauth irá finalmente realizar o prometido concerto na cidade do Porto, na sala do Rivoli.

* ver calendário no site oficial

7.1.06

Mérito à Italiana



A coisa preparava-se para passar despercebida, uma vez que como é seu hábito, a nossa Mafalda gosta de manter-se longe dos grandes aparatos. No entanto, uma vez que comunicar uma honraria conferida por terceiros está longe de ser protagonismo pré-fabricado, lá conseguimos ter acesso às fotos.
Trata-se de uma medalha de mérito artístico e cultural da Presidência da República de Itália, atribuída a Mafalda Arnauth aquando da sua passagem por Salerno, no final do ano passado.
A distinção simboliza bem o carinho que o público da Itália tem pela nossa fadista, um carinho sobejamente expresso ao longo dos últimos anos.
Somos "suspeitos", mas dizemos que foi - obviamente - uma honraria bem merecida!


5.1.06

Na Lusófona



Mafalda Arnauth participa hoje numa iniciativa da Universidade Lusófona de Lisboa, subordinada ao tema "As Relações Públicas na Promoção e Divulgação de Actividades Culturais". O painel a cargo da fadista terá lugar pelas 17h30 e versará sobre "a importância da música na cultura de uma nação – cruzar fronteiras e gerações".