31.7.06

"Sátiro" é lançado hoje

Sátiro, Fauno ou Silvano é uma figura da mitologia grega. Os sátiros moravam nos bosques, cuja guarda lhes estava confiada. Alegres e maliciosos, formavam a escolta de Dionísio e tomavam parte em todas as suas festas, acompanhados das Ninfas.




Já está nas lojas, a partir de hoje (finalmente!), o novo álbum dos Gaiteiros de Lisboa. "Sátiro", recentemente apresentado ao vivo no CCB, conta com a colaboração de Mafalda Arnauth. A fadista interpreta, recordamos, o tema "Os Versos que te Fiz", composto por Carlos Guerreiro, com base num poema de Florbela Espanca.

Alinhamento:

1. O Fim da Picada
2. Nem Fraco Nem Forte
3. Comprei uma Capa Chilrada
4. Movimento Perpétuo
5. Ai de Mim Tanta Laranja
6. Chamarrita do Pico
7. As Freiras de Santa Clara
8. Praça-dos-Montes
9. Haja Pão
10. Descantiga d`andor
11. Alma Alba
12. Os Versos que te Fiz

25.7.06

A Magic Music



Mafalda Arnauth passou, a partir de hoje, a ser representada pela Magic Music. A aposta da fadista nesta empresa passa por uma vontade de continuar a dinamizar a sua carreira, nomeadamente na cena internacional e em projectos conceptuais.
A Magic Music partilhará com a Mafalda novas responsabilidades de management, sponsoring e booking. Ou, por outras palavas mais portuguesas, agenciamento, gestão de carreira, patrocínios, marcação de concertos e concepção de espectáculos.
Na Magic Music, a nossa fadista fica na companhia de artistas de proveniências tão diversas como os Cindy Kat, Delfins, Donna Maria, Danças Ocultas, Wok, João Braga ou Melo D. Venham de lá esses sucessos, na nova parceria!

24.7.06

Ao vivo em Amarante



Na próxima sexta-feira, dia 28, Mafalda Arnauth regressa a Amarante. A convite da câmara municipal, a fadista actua novamente nas festas do concelho, às 22h00, num concerto ao livre, à Praça da República (Largo de S. Gonçalo).

O Verão ao vivo de Mafalda Arnauth continua depois em Agosto, pelo Algarve. Dia 4, na Fábrica Balsense, em Tavira. Dia 5, no Festival da Sardinha, em Portimão. Dia 21, na edição 2006 da Fatacil, em Lagoa.

17.7.06

Sociedade Civil, n'A 2:



Mafalda Arnauth é convidada da próxima emissão do programa Sociedade Civil, uma das principais apostas do canal 2: da RTP para o corrente ano.
Emitido em directo, das 14h00 às 15h30, o programa é apresentado pela jornalista Fernanda Freitas e visa esclarecer os telespectadores sobre temas sociais que estejam na ordem do dia: saúde, educação, alimentação, cidadania, justiça, entre outros.
No dia 19 de Julho (esta quarta-feira) será abordado o tema “Exportar a cultura portuguesa”, nas áreas da literatura, artes plásticas, design ou música contemporânea, entre outras, vendo como há quem se destaque e ombreie com congéneres estrangeiros.
Além de Mafalda Arnauth, são também convidados deste programa o maestro Pedro Osório e Maria Calado, do Centro Nacional de Cultura.
Além da conversa com e entre os convidados, serão emitidas reportagens sobre a ExperimentaDesign; o Instituto Camões e a Feira do Livro de Frankfurt; os músicos e discos portugueses que mais vendem no estrangeiro e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Hora e meia de cultura "à séria", sem demasiada "seriedade". Um programa bem revelador do que é serviço público.

15.7.06

Números



Por agradável coincidência, no exacto dia em que Mafalda Arnauth encerra a sua mini-tour de lançamento do "Diário" em Espanha, passa um ano e um mês sobre a abertura do Fadiário.
E este é, também por agradável coincidência, o dia em que esta "casa" passa a fronteira das 20 mil visitas. Contas feitas, a uma média de 51 consultas diárias, portanto.
Os "picos" de audiência situam-se na véspera e no dia de concertos da fadista; e nos dois dias que se seguem à publicação de um post assinado pela própria.
Quer isto dizer, por um lado, que se gerou já o hábito de consultar o Fadiário para recolha de informação adicional sobre os concertos de Mafalda Arnauth, tanto no "ante" como no "pós". Por outro, que o Fadiário se revela, cada vez mais, como uma fonte privilegiada de "diálogo" entre a fadista e o seu público.
À larga audiência fiel, aos tantos "amigos da casa" (e seus comentários) e a todos(as) os/as muitos(as) visitantes ocasionais, o nosso obrigado pela preferência. É bom saber que estão aí, desse lado, a legitimar - todos os dias - o nosso trabalho. E a dar força e carinho à nossa Mafalda.

14.7.06

Hoje no Biography Channel



A entrevista de Mafalda Arnauth ao Biography Channel para o programa Bio Extra começa a rodar, nas emissões regulares do canal por cabo, a partir desta 6ª feira, 14 de Julho. A primeira emissão do programa, gravado na Casa Fernando Pessoa, vai para o ar às 21h45.

12.7.06

Com Lasuen



Na sua última actuação de Julho em Espanha (dia 15, no âmbito do Festival Pirineos Sur), Mafalda Arnauth contará com um convidado muito especial: o músico e compositor folk Fran Lasuen. Autor de "Rasgo de Luz", cuja versão portuguesa faz parte do alinhamento de "Diário", o violinista basco tocará e cantará o tema, ao lado da nossa fadista. Juntos, interpretarão também uma releitura do fado "Para Maria".

7.7.06

AUDÁCIA DE VOAR



A meteorologia quis-nos pregar uma partida, mas este concerto estava talhado para acontecer, em repetição ainda mais elevada que das vezes anteriores.
Foi com alguma pena que não estive na Casa da Pesca, lugar especial e de beleza singular, mas a providencial “bolha” do Parque dos Poetas merece toda a nossa saudação!
Chuva, muita chuva, mas imenso o calor e o crescendo, quer nosso, quer do imenso público que teve, ainda assim, a coragem e a vontade de nos rever! A bolha ficou a ponto de explodir, com tanta gente e - principalmente - tanta emoção…
É particularmente saboroso repetirmos concertos destes quando eles, a cada vez que acontecem, se expandem mais, exigem mais de nós e nos damos conta de que retribuímos ainda com mais vontade e entrega.
Foi especial partilhar de novo o palco com os Corvos, mas mais especial ainda perceber logo pelos ensaios, que demos um salto no conforto ao encarar os temas, no à vontade, na maturidade e - consequentemente - no desfrutar do que iríamos fazer a seguir.
Foi um grupo coeso que comigo partilhou o palco! Com algumas alterações ao repertório e o brinde de mais um instrumental dos Corvos, o concerto ganhou em expressão, alguma novidade e muita energia. E acima de tudo muito gozo…
Existem projectos que nascem especificamente para uma situação, como é o caso deste, criado para o Castelo de S. Jorge, no circuito da Festa do Fado 2005, mas que, felizmente, parecem não querer adormecer tão depressa. E quando, como neste caso, encontramos sempre quem o queira despertar, que mais podemos desejar?
Apenas que nos seja possível “levantar voo”, tantas vezes quantas as que nos quiserem desafiar. Acreditem, nada nos dará mais prazer…

5.7.06

QUANDO A ALMA TAMBÉM FICA GRÁVIDA



Este pode chamar-se de “post” espontâneo, porque não contava escrevê-lo, porque não teve de ser pedido nem recordado pelos meus queridos amigos da BMA (no curso do seu fantástico trabalho nem sempre é raro terem de me recordar que os dias passam mais velozes do que me dou conta…), porque o assunto que vos trago foi provavelmente encarado com carinho da minha parte, mas sem conhecimento de mais uma lição de vida fantástica que dele iria receber…
Fui hoje convidada para um jantar de Gala do 15º Congresso Mundial da Sociedade Internacional para o estudo da Hipertensão na Gravidez, depois de ter actuado na sessão de abertura do mesmo, no passado Domingo, 2 de Julho.
No Domingo pude aperceber-me do grupo especial para quem fui convidada a cantar e da importância do evento, pela enorme afluência de inscritos no congresso e pela forma calorosa com que se manifestaram depois da actuação.
Depois, no jantar, pude perceber bem mais…
Talvez o nome extenso do Congresso nos distraia do seu objecto. Mas, quando temos oportunidade de privar de perto com estas pessoas, é impossível passar despercebida a imensa alma e o coração que colocam, no que fazem e para quem o fazem. A Mulher, a Gestação, o Nascimento de um Ser são palavras que surgem de forma sagrada na boca das pessoas que hoje conheci: obstetras, cardiologistas, ginecologistas e tantos outros médicos e simpáticas familias…
Talvez dessa dedicação venha a atmosfera que impregnou o jantar… cerca de 700 pessoas que entre si trocavam impressões como vizinhos desde sempre, ou mais ainda, amigos íntimos, unidos por uma causa maior.
O convite foi-me feito pela Dra. Maria Clara Bicho e o brilho no olhar que lhe vi, ontem à noite, reabilitou-me para muito tempo com as pessoas que podem e devem fazer algo pelos outros, pelo seu país, pelas causas que interessam. Percebi que este evento nasceu não só de um sonho, como de muita fé, convicção e uma determinação de ferro. Como para tantas outras coisas que interessam, os apoios foram quase inexistentes (salvaguardando a ajuda abençoada do Pestana Palace a vários níveis e mais alguns apoios suados!!!).
Mas percebi acima de tudo que esse sonho pode realmente tornar-se realidade e fico imensamente feliz pela oportunidade que me foi dada de, mais uma vez, tomar parte com o meu dom na construção de algo tão válido. Percebi também, com imenso orgulho, que pelo menos 700 pessoas puderam apreciar Portugal no seu máximo de dignidade, nobreza e empreendimento. Desde o acolhimento logístico aos congressistas, às intervenções de elevado nível dos oradores, à perfeita organização estrutural do evento, ao apontamento de fado, tudo se ouvia louvar na conversa dos presentes no jantar de Gala. E com tanto jantar a que tenho tido oportunidade de assistir, acreditem, sei bem distinguir as conveniências da verdadeira satisfação.
A lição de que falei ficaria bem justificada com tudo o que aqui vos contei. Mas, mesmo assim, falta só mais uma coisinha para ela ficar completa: muitas vezes digo que procuro que o meu canto não seja estéril, que possa gerar algo, que não se fique pelo encore final à espera do próximo concerto… Mas por vezes também, esqueço-me ou distraio-me… e nesses momentos perco-me da visão do que realmente importa!
Qualquer que seja a nossa melhor capacidade, o nosso dom, ele tem de servir para qualquer coisa além de nós próprios, do nosso ego. Só assim ele é válido e não se esgota porque, por vezes, do outro lado, há um retorno imenso que lhe dá ainda mais sentido. E lhe dá Poder, capacidade de construir, de ajudar e de retribuir o que a vida tão generosamente nos dá - e que nós, por vezes, distraídos, não vemos…

4.7.06

ESPANHA À VISTA!



Está quase a começar a viagem do Diário por terras de Espanha!
É difícil descrever a sensação, para quem como eu tanto dedicou a este disco, de o ver continuar a abrir fronteiras e cumprir o sonho de, lentamente, chegar a outros lugares.
Vem de alguns anos a minha parceria com a agência de artistas Syntorama, no país vizinho. A juntar a estes parceiros, surge agora a Resistência, label discográfica espanhola que se propõe a editar o meu “Diário” e a dar, finalmente, um passo em frente no apoio à divulgação do meu trabalho, sem o qual o esforço de qualquer agente se revela inglório.
A minha satisfação é tanto maior quanta a necessidade que tenho de apoio e colaboração, para levar a bom porto os meus objectivos. Um artista não pode nem deve ser uma ilha, porque se aplica mais do que nunca a ideia de que a união faz a força.
Por todos estes motivos os próximos concertos em Múrcia, Madrid, Cadiz e no Festival Pirinéus Sur (nos dias 7, 8, 14 e 15 de Julho, respectivamente) vão, seguramente, marcar um novo ciclo, com tudo o que este facto tem de estimulante!
Tenho em particular expectativa o concerto de Madrid, nos Jardines de Sabatini, por esse espectáculo marcar o lançamento oficial da edição espanhola do “Diário”. Nessa noite, além dos bravos de sempre, contarei com a presença especial do acordeonista Pedro Santos.
Escusado será realçar a importância de todo o carinho e força que nos puderem enviar! Como sabem, levo a todos no coração e na voz e por cada bocadinho que se conseguirem lembrar de nós, é mais um bocadinho que eu tenho para entregar, também em vosso nome.
Sei que estaremos todos lá e aqui fica, por esse motivo, o meu mais sincero agradecimento e a maior retribuição que vos posso dar: a imensa felicidade por fazer o que faço e o orgulho em poder dizer que sou portuguesa!

3.7.06

Teaser

Vem aí...


... o livro de Mafalda Arnauth. Na companhia de um DVD. Um belíssimo par, portanto! E mais não dizemos (por enquanto).

2.7.06

AUXERRE COM ALMA MESTIÇA!



Já as saudades de uma viagem começavam a apertar, eis que surge, em resposta aos nossos apelos, uma oportunidade de ouro para o fazer!
O concerto em Auxerre foi inserido, de forma especial, em dois eventos particulares: a temporada vocacionada para o Jazz e o Festival das Noites Mestiças de Auxerre.
A minha participação foi, no fundo, o preludio destes dois acontecimentos. Isso permitiu não só um realce particular à minha presença, como à particularidade da minha musica, fazendo com que o convite surja não tanto pelo facto de cantar fado, mas principalmente por ser uma cantora que compõe; que cria (a partir duma raiz clara e com uma tradição cultural definida) e que sofre todas as influências de outras áreas, exprimindo-se com uma personalidade e sonoridades cada vez mais vincadas.
De alguma forma, foi tudo isso que procurei deixar bem explícito, na conferência de imprensa para a qual fui convidada. Orgulhosamente portuguesa, incontornavelmente ”talhada” no fado, a minha alma não resiste também a revelar a sua “mestiçagem”, aberta que está ao mundo e às comunicações que podem ser próximas dos sons que me atravessam.
Foi com essas “conversas” - que passam pelos sons e atravessam a alma e as referências - que “dialoguei”, mais uma vez e de forma tão especial, com o público que não entende mas sente.
É definitivamente gratificante perceber que um público absolutamente “virgem”, no que diz respeito ao meu repertório, consegue deixar-se cativar tanto pelos sons familiares de um “La Bohème” como pela estreia de uma “Audácia” ou do tradicional triplicado, “Por onde me levar o vento”. Revela que o bolo todo faz sentido, muito além dos sucessos de versões conhecidas ou de emblemas que facilmente nos aproximam do público, mas que nem sempre revelam a verdadeira essência de um artista.
No dia seguinte, viemos directa e velozmente para um concerto em Albufeira, com mais uma retribuição calorosa de um lugar, de uma gente e de uma cultura para partilhar com todos e a todos enriquecer…
O mundo continua a ser fonte de inspiração e a fazer valer todos os quilómetros de estrada e de cansaço! Ainda bem, acreditem…