8.9.06

HOMENS RECOMENDAM-SE...



Talvez por influência das minhas escolhas musicais para este verão, dei por mim a pensar, vezes sem conta, numa pergunta que me fazem insistentemente, sobretudo da imprensa estrangeira: “Porque há menos homens a cantar o Fado?”. Ou, como costumo corrigir, “Porque são os fadistas masculinos menos populares, sobretudo no estrangeiro?
Em Portugal não falta, garantidamente, reconhecimento a fadistas da envergadura de um Carlos do Carmo ou de um Camané. Mesmo sendo de gerações bem diferentes e percursos incomparáveis, são incontornáveis enquanto referenciais de excelência.
Mas no que toca a circuitos que se dirigem maioritariamente a público estrangeiro, já surge claramente um conhecimento menor do universo masculino do Fado, mesmo daqueles por quem temos, por cá, a maior admiração.
Dos mais reconhecidos aos mais desconhecidos, a vantagem numérica é insistentemente das mulheres; o que me faz, confesso, alguma confusão, tanto mais que são inúmeros os nomes que me ocorrem, de repente, de homens com uma expressão e personalidades marcantes e dificilmente ignoráveis.
Não pretendo aqui desvendar o mistério. A minha intenção em trazer esta questão à liça é a de, simplesmente, convidar-vos a conhecer algumas das excelentes vozes masculinas e do bom trabalho que fazem. E – provavelmente - do melhor que ainda podem fazer, se o público e todos aqueles que de alguma forma ajudam a promover e divulgar a música portuguesa também estiverem atentos e disponíveis.
Vale mesmo a pena ouvir Helder Moutinho – “Luz de Lisboa” ou o concerto “Maldito Fado” (apesar da nossa longa amizade e anos de trabalho em conjunto, está livre de suspeita a minha recomendação: canta como poucos, ama e conhece o Fado como ainda menos que poucos!); ouvir seguramente Marco Rodrigues – “Fados da Tristeza Alegre” (um timbre impressionante, um álbum que cativa…); António Zambujo – “O Mesmo Fado” ou “Por Meu Cante” (prova viva de que um homem também “chora” a cantar…).
Desfrutem!

6 Comments:

At 3:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Homens recomendam-se…

Ora aí está um título sugestivo que nós, homens, registaremos com muito agrado.
:-)

Estou, normalmente, atento à excelência de muitos cantores de fado, de que a Mafalda aqui nos dá alguns exemplos muito sugestivos e interessantes.

Estarei ainda mais atento a esta realidade masculina, se assim me é permitido dizer, com tantos intérpretes que, estranhamente ou não, não têm de facto expressão adequada, sobretudo em palcos e públicos estrangeiros.

Não consigo também desvendar o “mistério”!!
:-)

Mas vou ouvir, cada vez com maior atenção, esses fadistas que tão bem nos transmitem a inteireza, o sentimento e a verdade indeléveis que se encontram presentes nas suas palavras e na sua musicalidade.

abraços

ANTÓNIO

Ps: Cristina, um beijo para ti, obrigado pelas tuas palavras e aparece sempre.
È bom.
:-)

 
At 1:29 da tarde, Blogger Miúdo said...

Olá Mafalda! Estás de parabéns, pela pessoa que és, pelo excelente site e blogue.

Beijos do pessoal do norte
VdR

 
At 1:51 da manhã, Blogger BMA said...

Caro Rui,
O próximo concerto da Mafalda terá lugar a 24 de Setembro, em Las Palmas - Gran Canaria.

 
At 7:52 da tarde, Blogger BMA said...

Caro Rui,
Os dois concertos a que se refere são de facto privados, assim chamados quando contratados por empresas/entidades para eventos institucionais, normalmente limitados a convidados.
O sítio internet da Mafalda é consultado tanto por particulares como empresas e instituições.
Por isso, na secção de agenda, são referenciadas as datas de todos os compromissos artísticos da fadista.
Desta forma, o público em geral fica a par dos concertos de acesso livre, sejam eles gratuitos ou com bilhete de ingresso.
E todos os agentes interessados em contratar a fadista para eventos privados podem, desde logo, ficar a saber quais as datas nas quais Mafalda Arnauth já tem compromissos prévios.
A informação sobre espectáculos privados e públicos é também útil, designadamente, para jornalistas.
Por tudo isto, todos os concertos (e algumas participações em programas de TV de especial relevo) têm lugar na referida secção de agenda, desde que o sítio internet foi (re)inaugurado.

 
At 9:28 da tarde, Blogger Pinguimcris said...

Já tive a oportunidade de ouvir o cd do António Zambujo, na altura em que foi lançado e agradou-me bastante.

No entanto, admito que salvo as grandes excepções, Carlos do Carmo e Camané, ainda não me consegui deixar encantar por mais nenhum fadista no masculino. Continuo a gostar e a comprar muitos mais cd's de fadistas no feminino.

Beijos
Cristina

 
At 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom dia a todos!
O tema é delicioso e pode ser pegado desde o tempo do retrato do Malhoa: A Severa. A. Ela, e não ele.
Gosto dos dois incontornáveis referidos, como não podia. Até compro CD's dos senhores e envio aos amigos espalhados noutros cantos do Mundo, que não falam Português mas que sabem cantar a marcha do Bairro Alto! Também da Mafalda já receberam.
Mas sem dúvida que a imagem da mulher aqui é talvez um factor importante.
A mulher vende tudo e de tudo, a todos.
A mulher compra.
O homem muito menos.

De entre os nomes já referidos gosto muito também de outros quantos, como é o caso de um "bando" à solta de Ribatejanos, encabeçados por João Chora.
Até o Paulo de Carvalho a cantar fado me encheu as medidas.
E muito também de outros que já não vivem. Só as vozes.
O Fernando Maurício.
O Vasco Rafael.
O Carlos Ramos.
Outros tantos.
Mas nas memórias vão ficar mais as mulheres.
E vão ser mais elas a mostrarem o fado.

 

Enviar um comentário

<< Home