15.12.05

Condolências

Foi com enorme choque e pesar que recebemos a notícia do falecimento do jornalista brasileiro Roberto M. Moura. Defensor incansável da música brasileira (particularmente o samba) e estudioso do Fado, Roberto morreu aos 58 anos, vítima de febre maculosa, provocada pela picada de um insecto - um injusto fim que tem vitimado, como vamos tendo conhecimento, muitas pessoas no Brasil.
Roberto M. Moura foi crítico musical do semanário "Pasquim", das revistas "Veja" e "Isto É" e colaborador da Globo. Escrevia a coluna "Cultura e Mídia" no jornal "Tribuna da Imprensa" e fazia comentários musicais na TVE-RJ. É autor de livros musicais diversos, sendo o mais recente "No Princípio Era a Roda".
À viúva, Tereza Cristina, estendemos as nossas condolências. Um exemplar de "Diário" (álbum que Roberto aguardava, enquanto entusiasta maior da voz de Mafalda Arnauth) será enviado agora a Tereza, para juntar-se ao enorme acervo discográfico do jornalista - acervo que será transformado, para o ano, num espaço para pesquisa musical académica e jornalística.