20.12.05

PARA ANA FILIPA

"Na tua opinião, qual dos cinco sentidos se associa mais ao Fado?"

Ana Filipa Soeiro


Querida Ana Filipa,
Eu gostaria de dizer que é o sexto sentido… Mas como a pergunta só inclui cinco, talvez aquele que eu salientaria mais seja mesmo o da audição, apesar de todos estarem envolvidos (o gosto do que comi interfere, o tacto dos vestidos que levo é muito importante, olhar o público pode ser esmagador e não é raro certos odores inspirarem-me, principalmente quando nos trazem memórias tão físicas quanto o aroma de um lugar ou de uma pessoa).
Mas, naquele momento, é derradeiramente o que oiço que sintoniza o meu canto com todos os outros sentidos. A música que o músicos fazem é essencial para me inspirar e deixar-me confiar no que estou a fazer, o som da minha própria voz, que tantas vezes depende de uma boa aparelhagem e de um técnico inspirado, os suspiros e as reacções do público…
Também é através da audição que sinto o meu sexto sentido - dos instintos, do espírito, da alma - traduzir-se melhor. Talvez os dois sejam indissociáveis e o fruto do meu canto seja especial precisamente por isso…

1 Comments:

At 1:48 da tarde, Blogger l_azul said...

Antes de mais queria agradecer-te pela resposta e pelo cd single que, confesso, não consigo parar de ouvir... nomeadamente a entrevista que é exclusiva.
Depois queria dizer-te que consegues sempre surpreender-me. Nem me passou pela cabeça o sexto sentido!
Obrigada por nos dares esta oportunidade de expressar as nossas opiniões, termos feedback da tua parte e conhecermos-te melhor. Uma visita a este blog já faz parte do meu dia a dia!

Ana Filipa Soeiro

 

Enviar um comentário

<< Home