18.12.05

PARA CRISTINA

A questão que gostaria de fazer é a seguinte:

Qual é a cor do fado aos olhos da Mafalda Arnauth?
Cristina Silva


Querida Cristina
A cor do Fado, para mim, não pode ser menos que as cores do arco-íris… conforme os dias, o público, a concentração (e tantas outras coisas), acabo por ver cada fado e cada momento a várias cores. Quase como a expressão ver “estrelinhas”, assim me acontece, várias vezes, associar os vermelhos, laranjas e cores fogo a certos fados de paixão, de raça; para logo a seguir imaginar certa tristeza e melancolia nuns azuis frios ou violetas melancolia. A luz branca ou âmbar, por exemplo, eleva-me sempre àquelas sensações mais profundas, quase místicas.
Da mesma forma, conforme os lugares, a luz do sol ou o sombrio dos dias nublados, sinto que escrevo à imagem dessas múltiplas cores que me rodeiam e que - associadas às minhas sensações - ganham uma dimensão mais emocional.
Fascina-me principalmente associar uma cor física a uma emoção, alargando o espectro das cores até ao infinito, como é exemplo o titulo de um dos meus temas do Diário, “Da cor da noite” ou um outro titulo, que acho fantástico, de um Livro de Afonso de Melo, “Uma sombra laranja tigre”.
Quando “abusamos” da criatividade, uma coisa nunca tem um só significado, antes multiplica-se e fica mais rico conforme o “casamento” que lhe fazemos. Seja num espectáculo ou na minha vida, o arco-íris nunca me abandona. Talvez por isso descubra tantos tesouros no que faço…

1 Comments:

At 9:45 da tarde, Blogger Pinguimcris said...

A cor óbvia para aqueles vêem o fado apenas como uma canção triste, amargurada e de sofrimento... seria o preto. Mas quem conhece um pouco do «Fado Arnauth» percebe perfeitamente a tua resposta... e acima de tudo, concorda com ela.

O teu fado proporciona-nos realmente as cores do arco-iris (onde o preto não está presente, mas que facilmente é substituído por cores a que tantas emoções estão associadas).

É muito bom ao longo destes anos ter vindo a conhecer este teu fado com tantas cores.

Um Beijo e obrigada

Cristina

 

Enviar um comentário

<< Home