19.12.05

PARA TIAGO

“Como lhe chegam ao palco os sentimentos e emoções que percorrem o público por simplesmente ouvir a sua música? Que sente que sente quem ouve?”

Tiago Homem de Figueiredo


Querido Tiago,
Felizmente, o Fado imprime muitas vezes uma emoção no público que os leva a reagir das mais diversas formas. Talvez as palmas sejam a reacção mais óbvia, traduzindo claramente a sua reacção ao que se passa no palco, mas não é raro existirem outras…
Algumas pessoas emocionam-se e é frequente vermos alguém chorar e sorrir ao mesmo tempo, outros de olhos fechados, digerindo o que se passa de forma verdadeiramente profunda, outros com exclamações próximas dos nossos “bravos” e - muitas vezes - o silêncio que se cria na sala, de um respeito e concentração profundos, como se parassem de respirar. Estes momentos são únicos, de uma proximidade e intimidade muito especiais.
Mas é no final do concerto que realmente consigo atingir a força com que tudo aconteceu. Muitas vezes, as palmas duram o tempo suficiente para nos dizer que tocámos verdadeiramente o público. No final, muita gente espera o momento de estar pessoalmente comigo para expressar, das formas mais incríveis, o quanto lhes tocamos na alma. Talvez só neste momento eu tenha verdadeira consciência do que fiz…

1 Comments:

At 11:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os aplausos lembram-me a Maria João Pires que os detesta porque arruinam a concentração. Os olhos fechados lembram-me o solo de guitarras do CCB que ganham outra vida no vazio das imagens.
Obrigado pela resposta. E pelo dedicado CD Single.

TH.

 

Enviar um comentário

<< Home