20.12.05

UMA PRENDA DE NATAL!



Às vezes, há coisas que nos tocam tanto quanto as pessoas – porque são obras nascidas do coração. Fui surpreendida, há dias, por uma dessas coisas, em oferta natalícia.

Falo do livro “O Gato e a Rainha Só”, a primeira obra da jornalista Carla Maia de Almeida. É suposto ser um livro para crianças, mas eu diria que é uma história para a criança que há dentro de todos nós.

Com magníficas ilustrações de Júlio Vanzeler, o livro conta a belíssima história de um gato que perde a casa num incêndio, vendo-se forçado a partir à procura de uma nova. A viagem leva-o a estranhas paragens (que todos nós conhecemos, porque são etapas e escolhas de vida iguais às nossas) até chegar, finalmente, ao castelo da Rainha Só. É ali que ambos descobrem os pontos em comum, no meio das diferenças; e prosseguem, juntos, um caminho de vida.

É uma edição da Caminho, dizem-me que se encontra à venda em todas as boas livrarias – e é, acreditem, um pedaço de magia que fica quase obrigatória para guardar nas nossas estantes – e nas nossas vidas.